terça-feira, 5 de abril de 2016

QUESTÕES


1) Até 1960 qual era a filosofia adotada para educação de Surdos decorrente do congresso de Milão (1880) e quem foi o autor responsável pela publicação de um trabalho que comprovou ser a Língua de Sinais realmente língua?

2) Já a partir de 1960/1970 qual foi à abordagem utilizada e porque ela foi desenvolvida?

3) Qual o papel da escola para os alunos Surdos frente a abordagem bilíngue?

4) Como o Oralismo considera o sujeito Surdo?

5) Qual (is) o(s) objetivo(s) principal (is) da Comunicação Total?

6) Quais estratégias podem ser utilizados na Comunicação total?

7) Defina, com suas palavras, o que é Bimodalismo, no caso do Brasil, o Português Sinalizado.

8) Qual objetivo da filosofia oralista?

9) Quais recursos e/ou estratégias o Oralismo utiliza para integrar-se à comunidade ouvinte?

10) Qual (is) a(s) justificativa(s) das profissionais ouvintes proibirem o uso da Língua de Sinais?

11) Diferencie os termos “Surdo” e “surdo” conforme apresentado no texto de Moura (2015) quando utiliza Skliar (2001) e Klein (2001).

12) Na abordagem bilíngue no Brasil a Libras e a Língua Portuguesa na modalidade escrita são línguas de instrução para alunos Surdos. Considerando a questão da surdez, quais das duas línguas deve ser estimulada/oferecida primeiro para a criança surda e por que?

13) Seguindo o modelo da tabela abaixo, organize as vantagens e desvantagens de cada Filosofia Educacional. Após esse exercício, faça uma dissertação individual sobre essas filosofias, relacionando-as com as leituras dos textos históricos, com o filme “E seu nome é Jonas”, com as aulas e os debates em sala de aula.

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